Exportações em MT aumentam 15% em março e soja é principal responsável

As exportações em Mato Grosso aumentaram 15% em março, quando comparado a fevereiro, segundo o boletim de conjuntura econômica do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). O levantamento aponta que o avanço do comércio para o exterior aconteceu principalmente por causa do aumento da exportação da soja, que foi de 14%.

Os produtos que também tiveram avanço nas exportações foram a carne, madeira e carvão vegetal. Em meio a pandemia do novo coronavírus, o valor dos produtos exportados para a China aumentou de U$ 644 milhões para U$ 715 milhões.

De acordo com o boletim, também houve aumento nas importações, que subiram 49,8% no mesmo período, em função do maior recebimento de fertilizantes no estado. Dessa forma, a balança comercial de Mato Grosso exibiu adição de 12,7% em março.

Mesmo com a alta de 4,0%, o Valor Bruto da Produção (VBP) da agricultura de Mato Grosso, o valor de produção na agropecuária sofreu baixa de 1,0% no estado, em março, em relação a fevereiro.

Essa redução foi puxada pelo valor da pecuária, que recuou 14,8% em decorrência da queda nas projeções de preço e abate dos bovinos, aves e suínos, além da diminuição na previsão de captação de leite este ano, em razão das incertezas quanto à demanda por proteína animal e derivados de lácteos, consequentes da crise gerada pela Covid-19.

FONTE: G1-MT

Holler Box